CURSO INTENSIVO DE PROGRAMAÇÃO C#

ENQUADRAMENTO

O presente curso tem o intuito de suprir a necessidade de formação em linguagem de programação C# (Sharp) de indivíduos que tenham conhecimentos base na área das ciências e tecnologias de informação. A programação orientada aos objectos, tal como o C# é das mais utilizadas e cada vez mais requerida curricularmente, por isso, a importância deste curso, cujo objectivo é o desenvolvimento de competências em resolver problemas por meio da programação C#.

Após a conclusão deste curso pretende-se que cada formando, esteja apto a perceber e manipular a sintaxe da linguagem de programação C# e suas características específicas, nomeadamente:

 

  • Introdução à sintaxe da linguagem C#; Programação Orientada por Objetos; Encapsulamento; Namespaces e programação multi-ficheiro;
  • Definição de constantes e atributos readonly; Declarações static (métodos, atributos, classes); Declaração de arrays e jagged arrays no C#; Composição de classes; Overloading de operadores;
  • Herança e Polimorfismo; Leitura e escrita de ficheiros; Coleções de dados; O conceito de herança: estrutura de um interface e polimorfismo;
  • Tipos valor no C# (struct + enums); Herança e interfaces; Coleções de dados do tipo object;
  • Programação genérica (List<T>, Queue<T>, Stack<T>); Vetores ordenados (classe SortedArray<T>).

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 1 – Introdução à sintaxe da linguagem C# esteja apto a:

  • Estudar a sintaxe da linguagem C#: Tipos de dados pré-definidos; Declaração de variáveis e constantes; Instruções de controlo de fluxo; Operações I/O para consola (teclado + monitor); Métodos (funções) e passagem de parâmetros por valor e por referência;
  • Perceber o que é programação orientada por objetos (encapsulamento, composição/
  • herança e polimorfismo);
  • Perceber o que é encapsulamento, classes (tipos referência) e objetos: atributos, métodos construtores, destrutor e outros; modificadores de acesso e overloading de métodos; Garbadge Collection.
  • Analisar algumas classes importantes: System.Object, System.String, System.Convert, System.DateTime…; O comportamento mínimo de uma classe;
  • Estudar Namespaces e programação multi-ficheiro.

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 2 – Definição de constantes e atributos esteja apto a:

  • A perceber a definição de constantes (const) e atributos readonly; Declarações static (métodos, atributos, classes); Declaração de arrays e jagged arrays no C#;
  • Estudar o ciclo foreach; O uso da palavra reservada params;
  • Perceber a composição de classes, e o overloading de operadores;
  • Estudar operadores de conversão explicita e implícita, e operadores as, is e typeof;

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 3 – Herança e Polimorfismo esteja apto a:

  • Perceber sobre a Herança e polimorfismo: overriding de métodos (new, virtual + override); composição vs. herança;
  • Aprender sobre leitura e escrita de ficheiros: streams (hierarquia de streams e de classes no C#); streams de texto para manipular ficheiros de texto;
  • Saber o que são coleções de dados: classe ArrayList (tabelas “dinâmicas” de elementos não ordenados).

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 4 –  Tipos valor no C# (struct + enums) esteja apto a:

  • Perceber os tipos valor no C# (structs + enums); Analisar sobre herança de interfaces;
  • Perceber sobre leitura e escrita de ficheiros (binários) através da serialização de objetos;
  • Estudar sobre colecções de dados do tipo object: classe ArrayList (tabelas “dinâmicas” não ordenadas); classes Stack (comportamento LIFO) e Queue (comportamento FIFO).

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 5 – Programação genérica e vectores ordenados esteja apto a:

  • Perceber sobre programação genérica (parâmetro T): O que são colecções genéricas. Lista de parâmetros genéricos e restrições ao parâmetro T;
  • Perceber sobre métodos e interfaces genéricos, e estudar algumas classes – List<T>, Queue<T> e Stack<T>;
  • Analisar coleções genéricas vs. coleções de objects;
  • Estudar vectores ordenados (classe SortedArray<T>): Algoritmos: inserção ordenada e pesquisa binária; Análise de complexidade algorítmica;

INDÍCE

  • Módulo 1 – Introdução à sintaxe da linguagem C#
  • Módulo 2 – Definição de constantes e atributos
  • Módulo 3 – Herança e Polimorfismo
  • Módulo 4 – Tipos valor no C# (struct + enums)
  • Módulo 5 – Programação genérica e vectores ordenados
  • EXERCÍCIO FINAL

CARGA HORÁRIA

20 Horas

TIPO DE FORMAÇÃO

Formação contínua em modalidade E-Learning.

FORMADOR CERTIFICADO

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