CURSO INTENSIVO DE PROGRAMAÇÃO JAVA

ENQUADRAMENTO

O presente curso tem o intuito de suprir a necessidade de formação em linguagem de programação Java de indivíduos que tenham conhecimentos base na área das ciências e tecnologias de informação. A programação orientada aos objetos, tal como o Java é das mais utilizadas e cada vez mais requerida curricularmente, por isso, a importância deste curso, cujo objetivo é o desenvolvimento de competências em resolver problemas por meio da programação Java.

Após a conclusão deste curso pretende-se que cada formando, esteja apto a perceber e manipular a sintaxe da linguagem de programação Java e suas características específicas, nomeadamente:

  • Criação de classes, de atributos, de construtores, e de métodos;
  • O conceito de encapsulamento e visibilidade;
  • O conceito de “overload” de construtores e métodos e quais as respetivas vantagens;
  • O conceito de herança: estrutura de um interface e polimorfismo;
  • O conceito de “override” e da instrução “super”;
  • Trabalhar com diagramas de classes em UML;
  • O Java com a internet e as bases de dados;

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 1 – Introdução ao estudo do Java esteja apto a:

  • Analisar um problema solicitado na aula, estruturá-lo em vários passos, e escreve-lo em linguagem natural. De seguida escreve-lo em pseudocódigo (linguagem intermédia entre natural e código, ex: em linguagem java);
  • Transcrever de linguagem de pseudocódigo para linguagem java no editor de texto “notepad++”;
  • Compilar sem erros e executar o programa “Hello World”, com a apresentação da mensagem esperada em linha de comando “cmd do windows” ou terminal do Mac/Linux;
  • Conhecer a estrutura de uma classe e a estrutura de uma aplicação.

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 2 – Estrutura e componentes de um programa em Java esteja apto a:

  • Criar projectos no Integrated Development Environment (IDE), ex: Netbeans IDE;
  • Criar diagramas UML de uma classe especificando atributos e métodos;
  • Implementar uma classe com base num diagrama UML;
  • Criar classes, atributos, métodos e perceber a diferença entre eles;
  • Organizar classes em packages;
  • Definir o “main project” e os argumentos;
  • Passar argumentos a uma aplicação e lê-los dentro do main;
  • Converter objetos em tipos primitivos;
  • Preencher e aceder aos elementos de um array.

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 3 – Utilização de métodos, construtores e suas particularidades esteja apto a:

  • Utilizar o método toString para converter objectos em String;
  • Declarar e invocar construtores e utilizar a keyword “this”;
  • Instanciar objetos;
  • Utilizar o java enums;
  • Utilizar a keyword static;
  • A importância do encapsulamento: flexibilidade e validação de dados;
  • A diferença entre estruturas de dados estáticas e estruturas dinâmicas;
  • Instanciar arrays, preenchê-los e aceder aos seus elementos;
  • Instanciar ArrayList, preencher, e aceder aos seus elementos;
  • Criar classes que estendem outra classe. Reescrever métodos duma superclasse (overriding);
  • Chamar o construtor de uma superclasse e criar uma instância de superclasse;
  • Utilizar a keyword “super” para aceder a campos da superclasse.

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 4 – O Java e a internet esteja apto a:

  • Criar APPLETS.

Pretende-se que cada formando, após a conclusão do módulo 5 – O Java e as Bases de Dados esteja apto a:

  • Conectar o Java e bases de dados com o JDBC;
  • Estabelecer ligações a bases de dados SQL;
  • Enviar código SQL.

INDÍCE

  • Módulo 1 – Introdução ao estudo do Java
  • Módulo 2 – Estrutura e componentes de um programa em Java
  • Módulo 3 – Utilização de métodos, construtores e suas particularidades
  • Módulo 4 – O Java e a internet
  • Módulo 5 – O Java e as Bases de Dados
  • EXERCÍCIO FINAL

CARGA HORÁRIA

20 Horas

TIPO DE FORMAÇÃO

Formação contínua em modalidade E-Learning.

FORMADOR CERTIFICADO

  •